Eliminação do Flamengo mantém Corinthians como único sul-americano campeão mundial nos últimos 17 anos
O Corinthians continua sendo a última equipe sul-americana a conquistar o Mundial de Clubes. O Flamengo perdeu a oportunidade de quebrar esse tabu e tirar do Timão essa alcunha ao ser derrotado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, nesta terça-feira, em Tânger, no Marrocos, ainda nas semifinais do torneio organizado pela Fifa.
O feito alvinegro aconteceu em dezembro de 2012 graças a uma vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, da Inglaterra, no estádio Internacional, em Yokohama, no Japão.
Nos últimos 17 anos, foram disputadas 16 edições do Mundial de Clubes e só o Corinthians, do técnico Tite, conseguiu tirar o troféu de uma equipe europeia.
Antes do título corintiano, as últimas equipes da América do Sul que levantaram a taça tão cobiçada foram o São Paulo, em 2005, contra o Liverpool (Inglaterra), e o Internacional, em 2006, contra o Barcelona (Espanha).
Neste período, inclusive, quatro equipes sul-americanas sequer chegaram à decisão: o próprio Internacional (2010), além de Atlético-MG (2013), Atlético Nacional (2016), River Plate (2018) e Palmeiras (2021) caíram ainda nas semifinais.
Flamengo (2019) e o Palmeiras (2022) amargaram os vices para Liverpool e Chelsea, respectivamente.